

O alimento é o combustível de que o nosso corpo necessita para todas as atividades, incluindo a respiração e, para nós, comer poderá ser comparado a encher um carro com combustível. A qualidade do combustível é igualmente importante. Os nossos corpos exigem muita energia ou muito combustível para nos ajudar a respirar.
As pessoas que têm DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e outras doenças respiratórias poderão utilizar até 50% mais de energia na respiração em comparação com as pessoas que não possuam uma doença pulmonar. A falta de ar poderá tornar cansativo o ato de comer. Comer poderá igualmente induzir uma maior falta de ar.
Índice de Massa Corporal
O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta simples para calcular se tem um peso saudável para a sua altura.
Para calcular o seu IMC, divida o seu peso (kg) pela altura (m) e, em seguida, divida novamente a resposta pela altura.
IMC:
- acima de 31 – Obeso
- 26-30 – Excesso de peso
- 20-25 – Intervalo normal
- abaixo de 19 – Peso inferior ao normal
A DPOC poderá ter um grande impacto nos níveis e na qualidade da sua nutrição, pelo que deverá procurar manter um peso corporal saudável através de uma dieta equilibrada que melhore o seu bem-estar geral, melhore a sua capacidade física e ajude a prevenir infeções. É importante comer bem, incluindo muita fruta e vegetais frescos para ajudar a combater infeções.
Ingira uma variedade de alimentos
Grãos – incluindo pão, cereais, arroz, massa e batatas, poderão proporcionar energia, vitaminas, minerais e fibras. São dos que mais saciam e ajudam a manter um intestino saudável. Experimente e inclua um a cada refeição.
- 1 porção = 1 fatia de pão; 1/2 chávena de arroz cozido, massa ou cereal, ou 1 chávena de cereais prontos a comer
A carne e o peixe poderão fornecer proteínas, vitaminas e minerais. Contêm muita energia e ajudam a manter a força muscular e óssea. Experimente e aponte para 2 porções todos os dias.
- 1 porção = 75g de carne cozida ou 100g de peixe ou proteína vegetal cozida (soja ou tofu)
O leite e os produtos lácteos poderão fornecer proteína e cálcio para ossos e dentes saudáveis. Experimente e aponte para 3 porções por dia.
- 1 porção = 200ml de leite, 30g de queijo, boião de iogurte de 150g, 50g de queijo meio gordo ou 75g de requeijão
As frutas e os vegetais poderão fornecer vitaminas, minerais e fibras importantes. Experimente e aponte para pelo menos 5 porções por dia.
- 1 porção = 80 g = 1 peça de fruta, por exemplo, 1 maçã, 1 pera, 1 banana ou 12 uvas, 1 grande fatia de melão, 1 copo pequeno de sumo de frutas, 2 colheres de sopa de legumes ou 2 colheres de sopa de frutos secos