A cifose é uma curvatura para a frente (dando a aparência de uma corcunda); e escoliose é um desvio lateral em que a coluna vertebral se curva para a esquerda ou para a direita. Cada problema poderá ocorrer de forma independente, mas quando aparecem juntos são conhecidos como cifoscoliose.
A cifoscoliose não é invulgar e poderá estar presente desde o nascimento ou desenvolver-se ao longo do tempo. Um diagnóstico formal só é possível após uma radiografia ou tomografia. Em cerca de 80% dos casos, não se encontra qualquer causa, embora, numa minoria de casos tenha como causa outros problemas médicos subjacentes, tais como a paralisia cerebral ou a distrofia muscular (a curvatura espinal também é frequentemente observada em pessoas idosas que vivem com osteoporose, embora esta não seja uma verdadeira cifose).
O tratamento depende da idade do paciente, da gravidade da doença e de o clínico pensar que a doença irá piorar com o tempo. As crianças poderão receber um colete cervical para utilizarem até deixarem de crescer, para evitar qualquer curvatura adicional. Nos adultos, o tratamento destina-se principalmente a aliviar a dor e, por isso, são preferidas as opções não cirúrgicas, tais como analgésicos, exercício e
Ventilação Não-Invasiva por pressão positiva.