- O que é a oximetria?
- A oximetria é uma maneira rápida de medir a concentração de oxigénio no sangue. É um sensor semelhante a um clipe que é fixado na ponta do dedo ou no lóbulo da orelha. Não é utilizada nenhuma agulha.
- Estou já sob tratamento de oxigénio. Quais são as precauções que deverei tomar?
- Se está quer sob ventilação quer sob oxigenoterapia, recomenda-se que conecte primeiro o seu ventilador e, em seguida, o oxigénio. Por outro lado, desconecte primeiro o seu oxigénio e, em seguida, o seu ventilador.
- Quando é que devo consultar o meu médico?
-
Deverá falar com o seu médico se os seus sintomas mudarem ou os atuais persistirem ou piorarem. Em particular, deverá contactá-lo se sentir:
- uma dificuldade crescente em respirar
- uma congestão bronquial persistente
- tonturas
- palpitações ou dor de cabeça
- sonolência
- Poderei viver normalmente sob o oxigénio?
- Poderá continuar com todas as suas atividades atuais e favoritas, desde que não exijam um grande esforço físico e que se lembre sempre das suas limitações.
- Poderei ir para locais de grande altitude, tais como as montanhas?
-
A concentração de oxigénio na atmosfera diminui quanto mais subimos. Então, antes de fazer planos, procure o conselho do seu médico ou especialista.
- O oxigénio que respiro é muito seco. O que devo fazer?
-
O oxigénio poderá às vezes provocar a secura das paredes internas do nariz, da garganta e dos seios nasais. Se isso acontecer consigo, o seu médico poderá prescrever-lhe um humidificador para aliviar esses sintomas.
A secura poderá igualmente ser o resultado de um posicionamento mau ou incorreto das pontas da sua cânula nasal. Fale com o seu técnico para se certificar de que está utilizar o equipamento correctamente.
Seja qual for o motivo da secura, NÃO utilize pomada nem hidratante. Fale com o seu médico ou farmacêutico. Lembre-se igualmente de se manter adequadamente hidratado (beba pelo menos 1,5 litros de água por dia).
- A minha máquina é muito barulhenta. Como poderei dormir?
- Se o ruído do compressor o incomodar à noite e perturbar o seu sono, tente instalá-lo numa sala diferente daquela em que dorme. Lembre-se, porém, de que o tubo de conexão não deverá ser mais longo que 15 metros ou não poderá obter a quantidade certa de oxigénio à taxa certa. Questione o seu técnico.
- O que deverei fazer se for hospitalizado?
- Informe-nos, por favor, o mais rapidamente possível, acerca das datas hospitalares para que possamos garantir a monitorização técnica e administrativa necessária. Não se esqueça de nos informar, antes de regressar a casa, para que possamos prestar os cuidados necessários e garantir que tenha lá oxigénio suficiente.
- Poderei viajar?
-
Sim, mas fale primeiro com o seu médico. Informe-nos com pelo menos um mês de antecedência para que possamos garantir a continuidade do seu tratamento nas melhores condições possíveis.
Se estiver a viajar no seu próprio país: Avise-nos 2 semanas antes da sua partida.
Se for viajar para o estrangeiro: Avise-nos pelo menos 1 mês antes da sua partida. Esforçar-nos-emos, sempre que possível e sempre que necessário, por garantir a continuidade do seu tratamento e informá-lo-emos acerca de certas formalidades. Se estiver a viajar para fora da União Europeia, poderá necessitar de um certificado para o seu equipamento. Antes da partida, ser-lhe-á solicitado um cheque de caução.
- Que outra informação deverei transmitir à Linde Homecare?
-
Informe, por favor, a sua equipa local se mudar de prescrição médica ou de prestador de seguros de saúde. E certifique-se de que temos sempre o seu endereço e número de telefone actualizados, inclusive quando viaja.