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Veja em baixo as respostas para algumas das nossas perguntas mais frequentes.

FAQ - escolha uma categoria

Oxigenoterapia
O que é a oximetria?
A oximetria é uma maneira rápida de medir a concentração de oxigénio no sangue. É um sensor semelhante a um clipe que é fixado na ponta do dedo ou no lóbulo da orelha. Não é utilizada nenhuma agulha.
Estou já sob tratamento de oxigénio. Quais são as precauções que deverei tomar?
Se está quer sob ventilação quer sob oxigenoterapia, recomenda-se que conecte primeiro o seu ventilador e, em seguida, o oxigénio. Por outro lado, desconecte primeiro o seu oxigénio e, em seguida, o seu ventilador.
Quando é que devo consultar o meu médico?
Deverá falar com o seu médico se os seus sintomas mudarem ou os atuais persistirem ou piorarem. Em particular, deverá contactá-lo se sentir:

- uma dificuldade crescente em respirar

- uma congestão bronquial persistente

- tonturas

- palpitações ou dor de cabeça

- sonolência

Poderei viver normalmente sob o oxigénio?
Poderá continuar com todas as suas atividades atuais e favoritas, desde que não exijam um grande esforço físico e que se lembre sempre das suas limitações.
Poderei ir para locais de grande altitude, tais como as montanhas?

A concentração de oxigénio na atmosfera diminui quanto mais subimos. Então, antes de fazer planos, procure o conselho do seu médico ou especialista.

O oxigénio que respiro é muito seco. O que devo fazer?
O oxigénio poderá às vezes provocar a secura das paredes internas do nariz, da garganta e dos seios nasais. Se isso acontecer consigo, o seu médico poderá prescrever-lhe um humidificador para aliviar esses sintomas.

A secura poderá igualmente ser o resultado de um posicionamento mau ou incorreto das pontas da sua cânula nasal. Fale com o seu técnico para se certificar de que está utilizar o equipamento correctamente.

Seja qual for o motivo da secura, NÃO utilize pomada nem hidratante. Fale com o seu médico ou farmacêutico. Lembre-se igualmente de se manter adequadamente hidratado (beba pelo menos 1,5 litros de água por dia).

A minha máquina é muito barulhenta. Como poderei dormir?
Se o ruído do compressor o incomodar à noite e perturbar o seu sono, tente instalá-lo numa sala diferente daquela em que dorme. Lembre-se, porém, de que o tubo de conexão não deverá ser mais longo que 15 metros ou não poderá obter a quantidade certa de oxigénio à taxa certa. Questione o seu técnico.
O que deverei fazer se for hospitalizado?
Informe-nos, por favor, o mais rapidamente possível, acerca das datas hospitalares para que possamos garantir a monitorização técnica e administrativa necessária. Não se esqueça de nos informar, antes de regressar a casa, para que possamos prestar os cuidados necessários e garantir que tenha lá oxigénio suficiente.
Poderei viajar?

Sim, mas fale primeiro com o seu médico. Informe-nos com pelo menos um mês de antecedência para que possamos garantir a continuidade do seu tratamento nas melhores condições possíveis.

Se estiver a viajar no seu próprio país: Avise-nos 2 semanas antes da sua partida.

Se for viajar para o estrangeiro: Avise-nos pelo menos 1 mês antes da sua partida. Esforçar-nos-emos, sempre que possível e sempre que necessário, por garantir a continuidade do seu tratamento e informá-lo-emos acerca de certas formalidades. Se estiver a viajar para fora da União Europeia, poderá necessitar de um certificado para o seu equipamento. Antes da partida, ser-lhe-á solicitado um cheque de caução.

Que outra informação deverei transmitir à Linde Homecare?

Informe, por favor, a sua equipa local se mudar de prescrição médica ou de prestador de seguros de saúde. E certifique-se de que temos sempre o seu endereço e número de telefone actualizados, inclusive quando viaja.

Terapia do sono e ventilação
Estou já sob tratamento de oxigénio. Quais são as precauções que deverei tomar?
Se está sob ventilação e oxigenoterapia, recomenda-se que conecte primeiro o seu ventilador e, em seguida, o oxigénio. Por outro lado, desconecte primeiro o seu oxigénio e, em seguida, o seu ventilador.
O que deverei fazer se o meu dispositivo médico fizer um ruído?
Se o seu dispositivo de sono produzir um ruído irregular, verifique por favor as conexões do tubo e o ajustamento da máscara.

Alguns ventiladores estão equipados com alarmes. O que sinalizará qualquer funcionamento defeituoso do ventilador. Na maioria dos casos, esses alarmes soam quando a máscara não está corretamente configurada ou um tubo se desconecta. Verifique o ajustamento da sua máscara e dos conectores.

Se o problema persistir, entre por favor em contacto com a sua equipa local.

O que deverei fazer se o meu dispositivo médico parar de repente?
Mantenha a calma; poderá respirar através da sua boca. Desligue a máquina calmamente e verifique se não houve um falta de energia. Verifique a sua conexão e, se o problema persistir, entre em contacto com a sua equipa local.
Quanto tempo deverei manter o meu dispositivo médico conectado?
Para que o tratamento seja eficaz, deverá utilizar o dispositivo médico todas as noites e, mesmo por vezes, durante algumas horas durante o dia (VNI), dependendo da prescrição do seu clínico (a duração média recomendada poderá ser encontrada na sua prescrição).
E se eu estiver hospitalizado?
Leve sempre o dispositivo consigo e informe-nos, por favor, o mais rapidamente possível, acerca das datas hospitalares para que possamos garantir a monitorização técnica e administrativa necessária. Não se esqueça de nos informar, antes de regressar a casa, para que possamos prestar os cuidados necessários.
E se eu precisar de uma operação?
Durante a consulta e antes da operação, informe os anestesistas sobre a sua insuficiência respiratória e o seu tratamento; eles irão decidir se precisa de ser colocado num dispositivo médico quando voltar a si. Deverá trazer este folheto consigo para todas as consultas médicas.
A minha máquina emite ar em excesso, sinto que estou a sufocar. O que poderei fazer?

Essa é uma sensação comum após o período de adaptação. Relaxe e respire normalmente. Siga as instruções que lhe foram dadas pelo seu médico e pelo técnico da Linde. Se o problema persistir, entre em contacto com a sua equipa local.

Quais são as condições para a renovação do meu tratamento?
Diferentes autoridades de saúde terão regras diferentes. Normalmente, no entanto, a sua prescrição poderá durar um ano, momento em que poderá ser renovada pelo seu médico de prescrição. Consulte o seu médico dentro do prazo por ele recomendado.
Poderei viajar?
Sim, mas fale primeiro com o seu médico.
Poderei transportar o meu dispositivo médico?
Deverá transportar o seu dispositivo médico no saco de transporte que lhe foi dado durante a instalação do equipamento. Proteja-o contra quaisquer impactos. Se o seu dispositivo tiver um humidificador, lembre-se de o retirar e esvaziar antes de o transportar.

Não se esqueça do cabo elétrico, da máscara ou do tubo.

Cada vez que viajar, lembre-se de informar o seu transportador e o seu segurador acerca da sua doença e do seu equipamento. Ao viajar para o estrangeiro, verifique a situação local acerca da alimentação de energia elétrica. Poderá ser necessária a utilização de um adaptador ou a modificação de tensão.
Que outra informação deverei transmitir à Linde Homecare?
Informe, por favor, a sua equipa local se mudar de prescrição médica ou de prestador de seguros de saúde. E certifique-se de que temos sempre o seu endereço e número de telefone actualizados, inclusive quando viaja.
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