- Se for visitado para me prestarem assistência, devo tomar algumas medidas para minha protecção?
-
Sempre que for necessário, iremos visitá-lo para lhe prestar assistência.Sempre que possível, iremos deixar os descartáveis ou equipamentos na caixa do correio ou à sua porta.Se isto não for possível, recomendamos as seguintes medidas, para sua protecção:
- Antes do técnico chegar, limpe por favor a superfície do equipamento, dos descartáveis, bem como a mesa/superfície onde os equipamentos estão colocados com água e sabão;- Quando o técnico chegar, mantenha a distância social recomendada (pelo menos 2 metros ou mantenha-se noutra divisão da casa);- Se possível, use uma máscara cirúrgica;- No final da visita, lave e desinfecte as mãos e volte a limpar os equipamentos e superfícies.
Mantenha sempre as medidas de etiqueta respiratória e de lavagem frequente das mãos recomendadas pela DGS.
- Vão deixar de visitar-me por causa das restrições impostas pelo estado de emergência? E nas localidades com cordão sanitário e/ou estado de calamidade?
-
Não vamos deixar de o visitar. Sempre que for necessário, iremos visitá-lo para lhe prestar assistência. Contudo, deverá consultar as recomendações a seguir em caso de visita domiciliária
- Devo passar a limpar com maior regularidade os equipamentos ou descartáveis ou limpar com outros produtos (lixívia, álcool, outros)?
-
Não existe indicação para alterar os procedimentos de higiene e limpeza dos equipamentos e descartáveis já instituídos e que lhe terão sido transmitidos nas visitas e contactos efectuados anteriormente, nomeadamente:
- Limpeza diária da máscara (ventiloterapia) com água tépida e sabão neutro- Limpeza semanal do tubo traqueal (ventiloterapia) com água tépida- Lavagem semanal do arnês da máscara (ventiloterapia) com água- Lavagem diária dos óculos nasais/máscara facial (oxigenoterapia) com água fria
Relembramos que a utilização dos equipamentos e descartáveis deve ser exclusiva do doente.Em caso de infecção ou suspeita de infecção por coronavirus, devem ser seguidas as recomendações da DGS de isolamento social destas situações.
- Devo trocar os filtros do ventilador com maior frequência para prevenir o contágio por coronavirus?
-
Não existe indicação para alterar os procedimentos de higiene e limpeza dos equipamentos e descartáveis já instituídos e que lhe terão sido transmitidos nas visitas e contactos efectuados anteriormente, e que estão descritos no guia da terapia e no manual do equipamento que lhe foram disponibilizados.
Relembramos que a utilização dos equipamentos e descartáveis deve ser exclusiva do doente.Em caso de infecção ou suspeita de infecção por coronavirus, devem ser seguidas as recomendações da DGS de isolamento social destas situações.
- Devido à situação actual, não consigo comprar água destilada para colocar no humidificador do equipamento. O que devo colocar?
-
Segundo os fabricantes dos dispositivos a água destilada é a mais adequada pelo seu baixo teor de minerais. No entanto, pode também ser utilizada água engarrafada ou da torneira fervida e arrefecida, desde que sejam reforçados os procedimentos de higiene do humidificador de forma a evitar a acumulação de minerais.
- Os técnicos vão usar sempre máscara ou outros equipamentos de protecção individual quando me visitarem em casa?
-
Sim, os técnicos irão utilizar máscara durante a visita, em conformidade com as indicações da DGS.
- Durante a visita domiciliária efectuada pelos vossos técnicos, eu devo usar máscara ou outros equipamentos de protecção individual?
-
Sim, deverá usar máscara cirúrgica se a tiver disponível.
- "Os vossos técnicos andam de domicilio em domicilio, isso não acresce um risco extra para eles e para os pacientes que visitam? Que medidas está a tomar a Linde para garantir a segurança do utente nas visitas seguinte?"
-
As medidas que a Linde está a tomar para minimizar o contacto são várias, nomeadamente:
- Sempre que possível, os descartáveis ou equipamentos serão deixados na caixa do correio ou à sua porta.- Se isto não for possível, irá ser mantido o distanciamento social recomendado durante a visita e o técnico irá utilizar os equipamentos de protecção individual recomendados. Adicionalmente, os doentes deverão seguir as recomendações dadas pela Linde para que a visita domiciliária seja realizada em segurança.- Em todas as circustâncias, os técnicos da Linde e os doentes deverão seguir as recomendações de etiqueta respiratória e de lavagem das mãos.
- Uma vez que não devo dirigir-me ao centro de saúde/hospital para pedir a renovação das prescrições médicas, como devo fazer?
-
Já pode pedir a renovação da sua prescrição a partir de sua casa. Consulte o link https://www.sns24.gov.pt/servico/marcar-consultas/ para saber como. O envio das prescrições em papel poderá ser feito depois.
- Estou mais vulnerável à infecção por coronavírus por ter apneia de sono e/ou doenças cardiovasculares?
-
Existe evidência de que os idosos e os imunossuprimidos estão mais susceptíveis à infecção por coronavirus. No entanto, no que diz respeito aos doentes cardiovasculares, respiratórios, renais, diabéticos e com apneia de sono não existe evidência de que estejam mais susceptíveis à infecção do que a restante população.
- Vivo com uma pessoa infectada/suspeita de infecção com coronavirus. Posso continuar a realizar a minha terapia respiratória domiciliária perto desta pessoa?
-
Sim, pode, desde que sejam escrupulosamente seguidas as recomendações da DGS para casos confirmados ou suspeitos de COVID19, nomeadamente, o isolamento destes indivíduos numa divisão da casa e a implementação de medidas rigorosas de distanciamento social e de desinfecção das superficies em contacto com o indivíduo.
Se a pessoa infectada/suspeita de infecção for o seu cuidador e se as medidas de distanciamento social não forem possíveis, devem-se utilizar os equipamentos de protecção individual recomendados pela DGS.
- Vi que os fumadores parece ser mais afectados pela COVID19. Devo deixar de fumar?
-
As substâncias tóxicas do tabaco diminuem as defesas e aumentam a susceptibilidade de infecção por virus e bactérias. Existe evidência de que a COVID19 é mais grave nos fumadores (quer de tabaco normal como de cigarros electrónicos) pelo que recomendamos a cessação tabágica.
- Tenho bronquiectasias/DPOC/asma/outras patologias pulmonares ou respiratórias. Estou mais susceptível à infecção por coronavirus?
-
Qualquer pessoa pode ser infectada. No entanto, nos doentes respiratórios, quando infectados com COVID19, poderão evoluir para um quadro clínico mais grave.